Guia prático para misturar estampas

Outro dia estava postando fotos dos meus looks no Pinterest e percebi que o mix de estampas está presente de forma significativa na minha vida. Para mim, é um jeito de montar um visual irreverente, mostrando o quão criativas nós podemos ser! E tem como não se alegrar com duas ou mais padronagens num look só? rsrs

Como aqui no blog eu sempre comento – de forma sucinta – a técnica que usei para misturar os desenhos, decidi fazer um post mais detalhado, como se fosse um guia prático que concentra todas as dicas em um só lugar. Até porque os posts didáticos que fiz sobre o assunto são de dois anos atrás, então é sempre bom dar uma atualizada (inclusive nas imagens). Abaixo, ensino o caminho das pedras para incentivar vocês a sair da zona de conforto:

Cores/tons em comum entre as peças
Primeiro passo para quem quer se aventurar neste mundo “ousado”. As cores servirão como ponto de partida para coordenar uma, duas, três estampas com garantia de harmonia no final, já que elas conversam entre si. Vale mesclar desenhos diferentes, temas diferentes, espaçamentos diferentes... Para começar, invista na dupla P&B: o visual fica moderno sem exageros. Mas, a partir daí, as opções são inúmeras! Confiram: 

Aposte nos acessórios
A mistura não precisa envolver sempre blusa estampada + calça estampada! Calçados, bolsas e lenços – entre tantos acessórios que temos no armário – podem e devem entrar na jogada! Aí, vale apostar em outras peças lisas para acalmar o look. Vejamos meus exemplos:

Temas iguais entre as peças
Avançamos um nível de dificuldade com esta técnica. Muita gente acha que a produção fica over, mas eu adoro misturar bichos diferentes, por exemplo. Outras ideias: poá com poá, listras com listras, floral com floral, xadrez com xadrez (reparem nas fotos abaixo). O legal é que, quando as duas peças compartilham o mesmo tema, o resultado é coeso e as estampas não brigam entre si.

Tamanhos diferentes
Outra opção é misturar uma estampa menorzinha com outra mais chamativa. Prestem atenção ao tamanho e ao espaçamento das padronagens e tentem coordenar também estes elementos com harmonia. A dica é empregar uma estampa maior na região do corpo que vocês querem valorizar/atrair a atenção e um desenho menor onde querem disfarçar. 
Observem na montagem acima que os looks têm algo em comum: as listras! Elas são a padronagem mais fácil para começar um mix. Não, elas não vão engordar a silhueta se não forem grossas demais e superespaçadas. Além disso, uma peça listrada é clássica e atemporal. Com certeza um bom investimento!

Temas diferentes entre as peças
O nível avançado da mistura de estampas é como um “free-style” para criar um visual atrevido e marcante. Eu, por exemplo, coordeno animal print com tudo – mesmo que as cores não sejam as mesmas. Funciona! É só deixar a criatividade fluir...

Agora é hora de praticar junto ao espelho! Lembrando que sempre é possível mesclar, nem que seja um detalhe, uma ousadia “discreta”. Só não fiquem com receio de testar suas ideias. Garanto que assim ficará mais fácil enxergar todo o potencial do guarda-roupa, coordenando as peças de novas formas sem limitar as combinações (e, de quebra, fazendo o dinheiro render mais)! Libertem-se e divirtam-se!

Comentários

  1. Show de bola, pena que ainda não atingi esse grau de "sabedoria" na moda, rsrsrs.

    Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cintia! Mas agora, com tantas dicas, você pode começar a fazer pequenas misturinhas nos seus looks, começando pelos acessórios! Acredite em mim: vc vai pegar gosto por esta moda! Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Estou começando a curtir o mix de estampas! ja consegui montar 3! rsrsrs coisa que a pouco tempo atras eu jamais arriscaria! simplesmente amei o post! parabens!
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, mix de estampas é viciante, Barbara! Às vezes quando acho que estou muito básica combino padronagens diferentes nem que seja nos acessórios para dar um up no visual. E que bom que você curtiu o post, pois me deixa feliz! Agora você pode arriscar combinações diferentes também! Um bjão e obrigada pelo comentário =)

      Excluir
  3. Uau... uma aula mesmo!! Adorei as dicas, Ca!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim fica fácil de visualizar as dicas, né Carolzinha?! Tentei ser o mais didática possível, haha!
      Beijos e obrigada pelo carinho de sempre! <3

      Excluir

Postar um comentário