Receita: brownie da Camila

Como boa chocólatra-gulosa-gordinha que sou, postei nas redes sociais uma foto de uma sobremesa americana que amo e o povo logo pediu a receita. Então, cá estou eu para compartilhar o passo-a-passo do melhor brownie caseiro! Yummy! Descobrimos esta receita há alguns anos e sempre que bate a lombriga o marido prepara para mim. Mas não é difícil, viu? Vocês verão! 

Ingredientes: 
  • 170 g de chocolate meio-amargo em barra
  • 170 g de manteiga
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de nozes picadas
Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 160° C. Unte uma forma retangular (30x20) usando chocolate em pó ao invés de farinha.

Primeiro, bata levemente os ovos à temperatura ambiente com a baunilha. Reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Apenas tenha cuidado para não respingar água no chocolate. 

Mexa delicadamente e quando todo o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, desligue o fogo, mas deixe a panela sobre a água para manter a mistura quente e fácil de trabalhar. Misture bem até que fique uniforme. 

Adicione o açúcar e continue mexendo. Então, aos poucos, acrescente os ovos e a baunilha e mexa até que sejam incorporados pelo chocolate. Esta etapa é um pouco mais exigente porque o ovo parece que tenta ficar separado do chocolate.

Acrescente a farinha à massa e mexa até que esteja totalmente integrada. Na sequência, coloque as nozes picadas. Se desejar, adicione por último uma colher de café de fermento em pó (a receita não pede, então o brownie não cresce tanto. Meu marido, por exemplo, gosta mais assim, fino e denso! Então fica a seu critério).

Despeje a massa na forma e deixe assar por 30-35 minutos. Para verificar se o brownie está pronto, insira um palito no centro da forma. Ele deve vir com pedacinhos do bolo (se o palito sair completamente limpo, você pode ter assado demais​​). 

Espere esfriar para cortar. Uma dica extra é lambuzar a faca com manteiga para que o brownie não grude. Daí é só servir com sorvete ou calda de chocolate (ou ambos!). 

Gostaram? Aqui neste blog só tem receita gordinha, hahaha! Aproveite o final de semana para testá-la! =)

Comentários