Encalhada – camisa branca

Acho que este é o post com maior quantidade de looks inspiradores da história da seção Encalhada no blog, haha! Isso porque a querida amiga e leitora Melissa pediu ajuda para “desencantar” a sua camisa branca, comprada há anos, porém ainda com etiqueta. “O maior problema é que ela é muito longa e eu sou baixinha. Mas confesso que a comprei longa mesmo porque queria usar sobre biquíni, já que é de algodão. De qualquer maneira, nunca usei – nem na praia, nem na rua. Inclusive, no verão só deu camisa branca nas revistas e nem assim consegui usá-la. Perdi o bonde”, brincou. 

Vocês devem estar se perguntando como é possível que uma mulher não saiba combinar este elemento tão básico do guarda-roupa. A verdade é que tudo depende do estilo da pessoa. Descobri que a Melissa não é fã de camisas em geral: ela acha desconfortável no corpo. Além disso, o trabalho dela não exige um dress code formal, então é sinal de que a peça não se adequa ao seu lifestyle – o que contribui para que fique parada no armário. Porém, espero ajudar a Mel a enxergar todo o potencial por trás da sua camisa branca. De cara, tive mil ideias de combinações – e diante de tantas possibilidades fiquei perdida na seleção das imagens, haha. Eis as minhas sugestões:

Opção 1: como sempre começando pelo óbvio, vamos de look P&B. Mas já que a camisa é simples, escolha uma peça preta que tenha uma modelagem interessante (tipo a calça pantalona) e não se esqueça do poder dos acessórios para dar um up no visual. 

Opção 2: a calça jeans é uma companheira fantástica, porque quebra a caretice e deixa a produção despojada. Opte por um modelo que tenha informação de moda: boyfriend, flare ou skinny, com detalhes rasgados para fazer um contraponto à seriedade da camisa branca. Repare também nos truques de styling: quando a peça é basicona, vale incrementar com estes recursos (mangas arregaçadas, gola levantada, uma ponta só por dentro...).

Opção 3: o jeans em geral funciona muito bem! Coloque as pernas de fora e combine com saias, aproveitando que elas estarão em alta no verão. E olha que versátil: a proposta vai bem tanto com salto alto quanto rasteirinha!

Opção 4: para um look mais mulherzinha, coordene com saia midi (das lisas às estampadas). Este mix de estilos – feminino com clássico – imprime modernidade e, como a camisa da Mel não tem recortes, dá para usar toda por dentro (o que confere um melhor acabamento ao visual). Um calçado nude vai compensar o achatamento da silhueta.

Opção 5: se esfriar, jogue a jaqueta jeans por cima da camisa e tudo se resolve!

Opção 6: uma das referências mais legais que encontrei na internet foi com... saia longa! Que mulheres sofisticadas! A proposta da atriz Emma Watson vai tranquilamente para uma festa! Isso é que é versatilidade! 

Opção 7: os shorts também são uma bela alternativa, pois dá para brincar com texturas e estampas. Olha que despretensioso e cool o look da blogueira Lu Ferreira com o tênis Superga (aliás, tênis e camisas são opostos que se atraem).

Opção 8: claro que não poderia faltar uma sugestão com oncinha, haha. Além das calças jeans, as versões coloridas/estampadas garantem um ponto de interessância. O modelo jogging (segunda imagem) tem um pegada esportiva que casa perfeitamente com a camisa. Acessórios em cores vibrantes (bolsa e sapatos) também fazem diferença no resultado final.

Opção 9: agora vamos coordenar com peças que são tendência – saia de franjas em couro fake, jardineira e a polêmica pantacourt. Com camisa branca não tem erro, pois ela confere elegância à produção, equilibrando o fashionismo. 

Opção 10: a Melissa queria exercitar a sobreposição, mas não sabia como. Que tal com um colete por cima? Pode ser um modelo de pelúcia no inverno ou sarja/militar para o verão.

Opção 11: Também é possível colocar camisas sobre vestidos! Se fizer um nó com as pontas o visual ficará ainda mais charmoso.

Opção 12: o blazer não poderia ficar de fora deste post! Para que a composição não fique sem graça, adote um modelo em tom vivo ou com estampa. Lembrando que esta terceira, além de alongar a silhueta, também valoriza a produção. 

Opção 13: em dias frios, use a camisa como base neutra e adicione uma camada extra de roupa. O trench coat é um clássico da moda, porém vale para qualquer modelo de casaco. Já as calças coloridas dão aquela alegrada no look (que costuma ser sóbrio nesta época).

Opção 14: a jaqueta de couro é outro ícone fashion que funciona por cima da camisa branca. O peso diferente dos materiais enriquece a proposta, agregando autenticidade e evidenciando sua personalidade.

Opção 15: aposte nos suéteres, deixando a gola e um pouco da barra aparecendo como truque de styling. Um colar poderoso arremata com louvor a produção, destacando seu rosto.

Opção 16: sempre digo que não tem nada mais criativo do que mix de estampas – e com a camisa branca fica fácil, já que ela vai acalmar um pouco tal ousadia. Vale coordenar partes de cima com partes de baixo ou brincar com padronagens no calçado para ficar menos chamativo. Eu, particularmente, amei a composição abaixo da blogueira Nicole Pinheiro.

Opção 17: e, se for para usar a camisa na praia, capricha nos acessórios, incluindo chapéu, óculos de sol e até pulseiras se quiser! Vai dar um banho de estilo nas inimigas, kkkkkk!

Depois destas dicas, deu pra notar quão versátil é a camisa branca, pois transita do ambiente de trabalho para o lazer num piscar de olhos. Acredito que consegui sanar as dúvidas da Melissa e, por tabela, ajudarei muitas leitoras que têm a mesma roupa no armário, até porque inspiração nunca é demais! 

Aguardo novas inscrições de quem também precisa de uma luz com a sua encalhada. Basta mandar a foto para o e-mail camila.estilo@gmail.com para que ela passe de uma peça-problema a uma solução multiplicadora de looks! ;-) 

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Oi Cá! Estava ansiosa pelos looks e gostei de quase tudo😃😃.
    O que mais me chamou a atenção foi a composição com o colete militar que tb tinha um cinto por cima da camisa. Achei o máximo!
    Tenho um pouco de aflição de todo o volume que ficará por dentro de saias e calças e creio que foi isso que me impediu de usar a dita cuja. Mas agora tenho um incentivo para tentar e prometo que o farei.
    E tb vou encarar a praia com ela de uma vez por todas: achei o último look garantia de sucesso!!
    Obrigada e um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee, fico feliz que o post tenha te inspirado muitão, Mel! Acredito que não ficará volumoso pra usar por dentro, mas tentar também amarrar as pontas! Este truque é bem atual e deixa o look feminino! O bom é que o calor está forte no Brasil, então a praia que te aguarde!
      Um beijo, obrigada pelo comentário e uma ótima semana pra vc!

      Excluir
  2. Parabéns, Camila! Mais uma vez vc conseguiu transformar um tema simples em um post muito interessante e repleto de conteúdo. Seu blog já ganhou um lugar na minha lista de favoritos. Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Mariana, que comentário maaaais lindo! Nossa, obrigada de coração, viu?! Não tem reconhecimento melhor pra mim, que me dedico tanto a este blog (e trato como filho)! E se você tiver uma peça encalhada tb manda foto pra mim, pois estou precisando de inscrições e a dúvida de uma pode ser a mesma de outras mulheres...
      Bjão e boa semana!

      Excluir
  3. Uma peça que tem aparecido muito é o macacão. Vi que vc já mostrou um look com um. Eu ainda não tenho mas estou pensando em comprar. Quem sabe vc poderia nos ajudar com algumas dicas ? Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Quando vc diz macacão é aquela peça fechada em cima de calça comprida ou as jardineiras jeans? Pergunto porque muita gente confunde os termos e quero entender sua dúvida pra poder ajudar (e que tipo de dicas você quer exatamente... Com o que combinar de sapato, por exemplo?).
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Isso mesmo. Tenho dúvida se é melhor comprar liso ou estampado, a calça mais larga ou estreita e com quais sapatos e acessórios combinar. Tenho a impressão que os macacões que tem a calça mais larga "engordem" um pouco a pessoa. Beijos, Mariana

      Excluir
    3. Ah beleza, agora entendi! Pode deixar que vou deixar sua sugestão anotada pra fazer um post em breve! Um beijo e obrigada! =)

      Excluir

Postar um comentário