Nutrindo de dentro para fora

Quem estava com saudades dos posts sobre alimentação saudável levanta a mão \0/! Pois a querida nutricionista Adriana Regina está de volta ao blog, trazendo dicas preciosas para melhorar a nossa pele! Confira:

Olá, leitora! Já se passaram oito meses que estou escrevendo esta coluna de Nutrição no Vaz com Estilo e propondo uma mudança de hábitos para a sua vida. O que você conseguiu alterar? Incorporou um novo hábito saudável? Deixou para trás um hábito maléfico? Estabelecemos algumas metas; então que tal recapitular?

A partir de agora, daremos seguimento à proposta inicial: aliar nutrição à estética e saúde! E, para começar, vamos falar da nossa pele!

Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? Pois bem, sempre ouvimos falar que uma boa hidratação é capaz de deixar nossa pele viçosa e bonita, mas, nutricionalmente falando, isso vai mais além. Até para as células conseguirem “segurar” a água na epiderme, elas precisam de nutrientes. Ou seja, se houver carência de ácidos graxos essenciais, a água que você se mata em ingerir todos os dias vai embora sem cumprir seu papel de manter a hidratação dérmica. 

Eu ressalto que não existe receita mágica para uma pele viçosa ou um cabelo brilhante. O que existe é uma reeducação de hábitos alimentares que conduzem o indivíduo a ser bem nutrido em macro e micronutrientes. Porém, para a manutenção e saúde da nossa pele, alguns nutrientes são importantes e eu vou te dizer o que eles fazem:

1) Vitamina A (Retinol): ela estimula a reprodução das células epiteliais para renovação celular. Está presente nas fontes alimentares de origem animal.

Dica da Nutri: prefira carnes magras, como patinho, coxão mole, músculo, miolo da paleta (que não necessitam da remoção de gordura). Faça cozidos com vegetais.

2) β-caroteno: pigmento que confere as colorações amarelo, vermelho e alaranjados a frutas e vegetais, tem ação antioxidante que impede ou diminui os radicais livres agirem no envelhecimento celular e ainda estimula a produção de melanina, atuando como fotoproteção da pele. Porém, para ser bem absorvido, é necessária a presença de lipídios na dieta. 

Dica da Nutri: esse composto é melhor aproveitado no cozimento dos vegetais. Se você quer uma quantidade ideal de carotenoides no seu prato, coma cenoura ou abóbora cozida, por exemplo, com um fio de azeite de oliva. Se você malha, coloque uma colher rasa de sobremesa de óleo de coco no seu mamão. Além dos alimentos de coloração citada acima, podemos encontrar β-caroteno no espinafre, alface, brócolis, couve, repolho e ervilha.

3) Vitamina C e E: têm ação antioxidante contra o envelhecimento celular, participam na formação de colágeno, além de agir com atividade de fotoproteção. A Vitamina C também auxilia na cicatrização de feridas e pode ser encontrada em abundância nos seguintes alimentos: acerola, goiaba, camu-camu, pimentão, kiwi, brócolis cozido, couve crua, laranja, limão, abacaxi, agrião, etc. Já a Vitamina E é encontrada nas castanhas e no cacau.

Dica da Nutri: Prefira sucos da fruta in natura ou de polpas congeladas (que possuem os percentuais de vitaminas conservados após o descongelamento). Por exemplo, bata acerola com goiaba, frutas vermelhas com laranja e tenha um suco cheio de antioxidantes!

4) Zinco: responsável por ter ação antioxidante contra o envelhecimento e importante para manter a hidratação e elasticidade da pele. A sua deficiência está associada com acne. Podemos encontrar o zinco na carne vermelha, ostras, açafrão, oleaginosas, vegetais de folhas verde escuras, sementes de abóbora e girassol, sardinha e gérmen de trigo.

Dica da Nutri: utilize sementes de girassol e de abóbora na salada e no preparo de sucos naturais. Além de turbinar seu suco com zinco, as sementes também possuem ação fungicida.

5) Ômega 3: tem ação anti-inflamatória em dermatites e acnes, além de ajudar “segurar” a água na pele. O ômega 3 é encontrado nos peixes e na linhaça. 

Dica da Nutri: a linhaça dourada é a mais indicada para o consumo porque não se utiliza agrotóxicos em seu plantio. Triture só no momento do consumo. 

6) Flavonoides: pigmento presente em frutas e vegetais de coloração vermelho e arroxeados, tem ação altamente antioxidante, combatendo o envelhecimento celular e o aparecimento de manchas na pele. Esses compostos bioativos podem ser encontrados nas ameixas, amoras, nas berries (blueberry, cranberry, blackberry), açaí, romã, entre outros.

Dica da Nutri: compre frutas vermelhas congeladas e adicione no seu cereal matinal ao seu iogurte.

Bom, por hoje é só! Capriche na hidratação, porém não se esqueça de fazer uma alimentação rica em nutrientes, porque o mais importante é nutrir o corpo todo e não só uma parte dele!

Importante: as informações fornecidas não são individualizadas; portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião da autora e as imagens foram extraídas da internet. Para contato, o e-mail é: vitalidade.positiva@ig.com.br.

Comentários

  1. Eu melhorei bastante a minha alimentação.
    Agora, peco muito na hidratação.
    Tenho muita dificuldade para beber água. Estou aqui com uma garrafinha, mas ainda pela metade. rsrs...
    Gostei muito das dicas!

    bjOO


    Blog Breshopping da Dany
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Google +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniella! Somos duas então - eu pra ajudar tenho problema no rim e deveria beber muitaaa água, mas pergunta se eu faço isso? Depois não adianta chorar o leite derramado, né?!
      Fico contente que você tenha gostado do post da Adriana! Um beijo e boa semana pra vc!

      Excluir

Postar um comentário