Resolvi me manifestar também...

Sei que muitos de vocês já devem ter visto esse vídeo (afinal, já soma mais de 2,7 milhões de visualizações), mas resolvi deixar registrado aqui no blog porque compartilho do mesmo pensamento que a brasileira Carla Dauden, que também mora aqui nos Estados Unidos e decidiu não ir à Copa do Mundo no Brasil no próximo ano. Em apenas 6 minutos ela resume o porquê desse campeonato ser um dinheiro (precioso) jogado fora, provando que realmente não é o que o país precisa neste momento.

Os protestos ao longo dessa semana ganharam tamanha repercussão aqui que qualquer pessoa que sabe que sou brasileira vem comentar comigo, horrorizada, sobre o que está acontecendo no País... Nessa hora eu penso que gostaria de estar lá também, participando ativamente! Fiquei tão feliz de saber que hoje centenas de pessoas da minha ex-cidade foram para a rua protestar... Acho que foi uma das poucas vezes em que uma manifestação atraiu tanta gente (geralmente o povo só sai em desfile de bloco carnavalesco).

Mas é preciso mais! Tem tanta coisa que precisa mudar que me faz pensar se eu realmente acredito que isso é possível... Não sei se sou tão otimista assim. O pouco que lidei com a política local, como jornalista, me deixou frustrada, porque você percebe que o próprio sistema já é corrupto. Então, por mais esperança de renovação que você tenha nas eleições, elas caem por terra quando os eleitos assumem, já que eles têm que dançar conforme a música para conseguir o que querem (seja em benefício próprio ou da população).
Protesto realizado hoje em Itatiba (SP). Foto: Click Itatiba
Enfim, logo que me mudei para os EUA, pensei se não estaria traindo meu país... Porém agora, olhando de longe tudo o que está ocorrendo, eu penso que o Brasil tem tudo para dar certo, mas os governantes estão mais preocupados em enriquecer o próprio bolso do que cuidar do seu povo. No Brasil quem trabalha honestamente não tem tempo de ganhar dinheiro; então pra ganhar dinheiro você tem que estar ligado a algum esquema... 

Aqui não; aqui os corruptos não têm vez, nem os criminosos. Aqui eu pago meus impostos e recebo uma saúde e uma educação de qualidade! Sim, a qualidade de vida é um dos fatores que mais me faz pensar em morar aqui por muito tempo... Talvez com dor no coração por ter deixado a cidade onde nasci, minha família e meus amigos. Mas a expectativa de futuro que vejo é muito mais positiva do que se estivesse no Brasil.

Triste, eu diria até lamentável, porque eu realmente queria que as coisas fossem diferentes, a ponto de eu não ter que mudar de país para ter uma vida tranquila e feliz...

Comentários

  1. Carlos/Junior23/06/2013, 15:40

    Oi Camila, tudo bom? Entendo o seu lado como jornalista e cidadão. Pensando em termos de Brasil, tomara que todos esses protestos se canalizem em mudanças profundas. Que o povo venha mais para o debate de idéias. Agora, com relação a Itatiba, essa cidade me frusta, cada vez mais. As práticas políticas daqui são maniqueístas, ou seja, há um hipotético "lado bom" contra o "lado mal".

    ResponderExcluir
  2. Entendo completamente seu ponto de vista, Carlos. Sentia isso quando morava em Itatiba, principalmente em relação ao comportamento da imprensa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário