Síndrome da Barbie: como usar a cor rosa

Aproveitando que a Pantone elegeu o Rosa Quartz como a cor do Verão 2016, a querida leitora Priscilla sugeriu um post sobre como incorporar o rosa – em suas diversas nuances – nos looks sem ficar parecendo uma Barbie ambulante nem cair na infantilidade. Achei o tema super pertinente, pois esta é a dúvida de muitas mulheres! A dica fundamental é: aposte em bons tecidos e modelagens adultas para que o visual fique atual e nada caricato. Selecionei algumas referências para inspirar vocês:

Rosa só nos complementos: gosto de começar sempre pelo jeito mais fácil, então nada melhor do que adicionar o rosa no sapato ou nos acessórios (lenços e bolsas) – uma alternativa discreta para quem não é muito fã da cor para roupas.

Com jeans: o tecido mais democrático da vida fica fantástico com o rosa, pois compensa o excesso de feminilidade e confere um toque despojado à produção. E todo mundo tem ao menos um item jeans no armário, seja camisa (minha preferida!), calça (se tiver rasgos, ainda melhor) ou jaqueta (exemplo de versatilidade).

Com preto: outra sugestão infalível é coordenar pink com preto – este contraste vai acender ainda mais o tom vivo. Vale a pena escolher peças interessantes, como o top cropped e a calça de couro, para deixar o look sexy na medida. Ah, e quando eu falo de modelagens interessantes me refiro a elementos como o moletom abaixo – uma roupa esportiva por natureza, mas que na versão rosa sai do comum.

Com P&B: esta tradicional dupla ganha vida com o pink, quebrando a seriedade e a monotonia.

Com cores vibrantes: combinação jovem e ousada, o uso do pink com outros tons alegres projeta uma imagem de energia e casualidade, porém no ambiente de trabalho pode parecer pouco elegante (dependendo da área de atuação). Eu, particularmente, amei a proposta abaixo com a calça tangerina. Já na terceira foto, o blazer fica menos careta pela cor feminina.

Candy colors: seguindo a indicação da Pantone com o Rosa Quartz (que transmite calma e leveza aos looks), uma boa dica é explorar os tons pastel para um resultado clean. Em geral, as nuances claras comunicam proximidade, descontração, flexibilidade e informalidade, mas também podem ser interpretadas como frágeis e ingênuas. Tanto que as mulheres do estilo romântico precisam considerar essa informação na hora de montar seus looks (especialmente de trabalho), a fim de impor segurança e autoridade. A minha produção preferida foi da blogueira Annabelle Fleur com a pantacourt e o tricô branco – ultra chique (nem de longe parece criança)! Gosto também da segunda imagem, pois a estampa da calça da Nati Vozza deixou a proposta mais moderna.

Com neutros: ainda falando do rosa-bebê, eu não curto coordenar este tom claro com preto, pois acho que pesa demais no visual. Prefiro outros neutros, como o azul marinho, cinza e vinho, que cumprem o mesmo papel de forma não tão óbvia.

All pink: uma ideia atrevida, eu sei, mas não resisti em incluir referências quase que monocromáticas. O macacão é uma peça sofisticada e adulta por si só; o tailleur perde a sobriedade pela nuance viva; o mix de texturas imprime interessância ao look da Camila Coelho; e a combinação de calça e camisa – ambos elementos clássicos – nas nuances de rosa reforçam o lado mulherzinha que existe em nós.

Mix and match: claro que não poderiam faltar sugestões envolvendo a mistura de estampas, pois elas tornam nosso visual único e original! As listras são padronagens atemporais e funcionam muito bem com o rosa por terem estilos diferentes. Já a minha produção incluiu o suéter rosa claro de argyle coordenado à saia plissada floral – uma proposta feminina, mas ao mesmo tempo criativa. 

Espero que o post tenha sido útil e inspirador, ainda mais que no mês que vem será realizada a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade – principalmente as mulheres – sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dá pra mostrar apoio com o próprio look! 

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Gostei muito das dicas! Não sou fã de rosa mas admito que é uma cor excelente pra mim que tenho pele muito branca....vou caprichar! Bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel! Fico feliz que você curtiu as dicas e poderá incorporá-las no seu look! Isso me alegra muito! Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Suspeita pra falar.... amooooo rosa e sempre uso independente de estar em alta ou não, mas de uma forma adulta. adorei as inspirações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Você está certíssima de usar o rosa independente da moda - é uma questão de estilo pra vc! O importante é só evitar a cara de criança... Mas, do resto, se joga mesmo!! Um bju e agradeço seu comentário!

      Excluir
  3. Camilaaa, que post lindo!! Quanta informação interessante e looks incríveis pra se inspirar!! Acho que vou até repensar minha birra pessoal com rosa e pink, principalmente depois de ver as combinações com jeans rasgado e cores nada óbvias! Desde que comecei a acompanhar seu blog, estou aprendendo a sair dos "50 tons de cinza" (hahaha não resisti) e arriscar mais nas cores, então essas informações são mega úteis pra mim, de verdade! Super thanks!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee, Priscilla, fico maaaaster feliz de ler isso! Obrigada pela sua sugestão de post (fique à vontade para falar comigo toda vez que pensar em algum assunto legal) e pelo carinho de acompanhar meu blog! Pra mim não tem nada mais significativo do que saber que minhas dicas ajudam, de verdade, minhas leitoras a lapidar o estilo pessoal e versatilizar o armário! Um beijo enorme pra vc! =)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Juju, que alegria receber um comentário seu aqui! Obrigada pela visita e fico contente de saber que você curtiu o post! <3

      Excluir
  5. Adorei o Post Ca !!! 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee, fico contente de saber, Thata! Pra você que é adepta do estilo romântico as dicas serão úteis para evitar uma imagem infantil, né?! Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. AmeI as dicas, Camila! Obrigada e Parabéns! Beijao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico contente de saber! Obrigada pela visita e comentário! =)

      Excluir

Postar um comentário