Estampas que são clássicos da moda

A cada temporada o universo fashion se reinventa, lançando tendências que despertem nosso desejo de consumo para alimentar a indústria. Porém, existem alguns elementos que são considerados verdadeiros clássicos, ou seja, perpetuam no tempo. No post de hoje, eu elenquei as cinco estampas que nunca vão sair de moda, assim vocês podem investir sem medo de parecer datada ou brega. Claro que sempre vai ter uma novidade do momento (senão, por que as pessoas vão querer?), mas no geral a base é sempre a mesma. Lembre-se apenas de comprar peças cujo desenho seja proporcional ao seu biotipo físico, ok?

Comecemos então com a tradição: as listras! Dos uniformes dos marinheiros franceses às criações de Coco Chanel, a estampa até hoje está associada ao mood náutico, porém vira e mexe ganha diferentes cores, proporções de tamanho e direções. Quer apostar na versão mais básica de todas? Vá de azul marinho com branco! Ah, você não curte listras na horizontal porque acha que te engorda? Pois ao escolher uma peça listrada repare no contraste das cores e na largura das faixas. Observe o look abaixo:

Tanto a saia quanto a blusa têm alto contraste de cor (tons de azul claro e escuro), porém a listra larga dá a sensação de que o quadril é maior – o que funciona perfeitamente para o formato do meu corpo, pois sou menor embaixo e aí compensa o volume da parte de cima. Ou seja: foque as listras largas na região do corpo que você deseja aumentar/realçar/valorizar. Esta dica vale, na verdade, para qualquer padronagem – que deve ser posicionada na parte que você deseja chamar a atenção (ainda mais se for um tamanho de médio a grande).

A segunda estampa que invadiu o guarda-roupa feminino e não vai sair de cena tão cedo é a onça. Em geral, o animal print conquistou o coração das brasileiras, que perderam o preconceito com as padronagens de bicho, antigamente consideradas de “perua”. Como hoje em dia tem oncinha para todos os gostos (das delicadas às exóticas), é possível achar com facilidade a que mais combina com seu estilo pessoal. Há anos sou fã incondicional e o meu closet está recheado com as mais variadas peças – das roupas aos calçados e acessórios. Para quem ainda acha muito extravagante, meu conselho é coordenar com elementos neutros, a fim de acalmar o visual. Veja que eu usei a calça de oncinha com camiseta branca, jaqueta jeans e sapato nude, enquanto que o toque de cor “colorida” ficou por conta da bolsa azul. 

A terceira estampa atemporal também exala feminilidade: flores! Mulheres românticas têm o guarda-roupa abastecido pela padronagem floral, típica das coleções de primavera/verão. Porém, isso não quer dizer que você deve aposentar suas roupas floridas no outono/inverno; vale combinar com outros itens de cor escura para conferir um ar chique característico da estação. Eu, por exemplo, adoro incluir uma pitada de preto no look (observe a foto na sequência) e me agrada quando o floral é mais moderno, com os desenhos não tão perfeitinhos para fugir da cara de jardim, haha, pois este é o meu estilo. Outra dica é brincar com o mix de estampas, que deixará sua produção mais criativa e fashionista.

A quarta padronagem costuma agradar quem gosta de ser discreta e elegante com seu visual: as bolinhas (também chamada de poás ou polka dots), muito comuns nos anos 50. Independente do tamanho, elas agregam um charme todo especial. Imagina se a camisa do meu look abaixo fosse simplesmente verde lisa? Não teria muita graça, concorda? O truque de amarrar as pontas ajudou a modernizar a produção junto com os óculos modelo aviador, seguindo assim a ideia do “básico com interessância”. O importante na hora de adquirir uma peça com poás é analisar a combinação de cores para não ficar com cara de criança, já que se trata de uma padronagem ligada ao mundo infantil.

A quinta e última estampa que tem lugar garantindo no cenário fashion é o xadrez. Esta padronagem quadriculada – que marca presença especialmente na temporada mais fria do ano – é tão democrática que até os homens usam pelo ar descontraído e rebelde que imprime. Mas, caso você não curta uma pegada roqueira nem cowgirl, a saída é coordenar o xadrez com peças femininas, a fim de dar outro rumo à produção. Pensando nisso, eu optei pela saia longa marinho e arrematei com acessórios divertidos (brincões de conchas douradas e óculos de sol com armação azul).

Depois deste guia completo, é hora de se aventurar no maravilhoso mundo das estampas e encontrar as peças que melhor complementam seu estilo pessoal. Ah, e se você quer saber mais sobre como combinar diferentes padronagens, tem um post com várias técnicas (das básicas às avançadas) neste link. Aqui no blog não falta informação para que seus looks realmente reflitam a sua personalidade – de dentro pra fora!

Comentários

  1. O primeiro look está divino!!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia! Que bom tê-la de volta por aqui e fico muito contente de saber que você gostou do look! Um beijo pra vc tb e bom fds!

      Excluir
  2. Dicas preciosas, como sempre!! Obrigada por compartilhar tanta informação bacana! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, Carolzinha, fico muito feliz que você tenha gostado do post! Um beijo no <3 e bom fds!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Modéstia à parte, eu tb gostei muito deste look, Mel!!! Obrigada por comentar! =)

      Excluir

Postar um comentário