De olho nas liquidações

Com a nova edição da Q! Revista circulando por Itatiba e região, chegou a hora de postar aqui no blog a matéria que escrevi para dar dicas de como aproveitar com qualidade a temporada de promoções no comércio. São conselhos que ajudarão os consumidores (principalmente as consumidoraaass) a gastar o suado dinheirinho com inteligência para o bolso e guarda-roupa. Confira o texto na íntegra:

Todo início de ano é assim: as vitrines das lojas parecem ainda mais tentadoras do que na época das festas devido aos descontos convidativos. O comércio anuncia a temporada de liquidação e seu coração palpita mais forte ao ler “até 70% off”. Mas não dá para se deixar levar pelos preços baixos e sair comprando enlouquecidamente. Com minhas dicas, você será capaz de fazer boas aquisições sem estourar a fatura do cartão. 

O primeiro passo é, sem dúvida, olhar com carinho para o próprio guarda-roupa. Já fez a limpeza anual no armário? Aproveite o embalo para se dedicar à faxina, tirando as peças estagnadas para conseguir enxergar o que você usa, de fato. Assim fica mais fácil identificar as lacunas: o que pode ser substituído porque está desgastado ou não serve mais; cores e complementos que estão faltando para multiplicar o uso do que já tem; peças que realmente combinam com o seu estilo de vida! Afinal, se você passa a maior parte da semana trabalhando, não adianta ter metade do acervo dedicado à roupa de lazer, certo? 

E você pode acreditar: pesquisas demonstram que usufruímos somente de 20% do nosso armário, sendo que os outros 80% ficam encostados, fazendo volume e atrapalhando a coordenação dos looks. Por isso, ter foco é fundamental, principalmente nesta época de promoções! Daí que vem mais uma dica: faça uma listinha para guiar suas compras e evitar gastos por impulso.

Hora das compras

Tenha em mente que, mesmo quando as peças estão com preços baixos, é importante analisar o custo x benefício da compra, com calma e inteligência para adquirir somente o que vale a pena. O dinheiro investido em uma peça deve ser diretamente proporcional ao seu uso. 

Por isso, considere o “prazo de validade fashion” e saiba que bom negócio é pagar mais caro num item atemporal e básico, que poderá ser explorado durante anos e que seja fácil de combinar. Na liquidação, fique de olho no que “está na moda” – uma cor diferente, uma modelagem nova, um acessório que nunca se usou, pois são úteis para atualizar o visual e com o preço reduzido dá mais coragem de investir.

Entretanto, não é legal comprar tudo na mesma loja para não ficar com cara de catálogo: vale mais adquirir uma ou duas peças em cada estabelecimento e desta forma montar looks mais “pessoais”, com a sua cara.

No provador

Ah, jamais compre algo sem provar. Isto é um pecado mortal! Só é possível se certificar de que algo ficou bom ou ruim no corpo provando. Afinal, uma peça que vestiu incrivelmente na sua amiga pode não ter o mesmo resultado na sua silhueta. Sem contar que muitas lojas não fazem troca de itens da promoção. 

Por isso, vá para a liquidação vestindo uma lingerie que não marque e observe atentamente o caimento no espelho – se for preciso sente, ande e até dance.

Acima de tudo, não pague por nada que você não amou, que não te deixou linda – jamais abra a carteira porque está barato, pois é como se estivesse roubando do seu próprio dinheiro, já que o item tende a ficar encalhado no armário. E peças encostadas todo mundo já tem aos montes, né? Então... boas (conscientes) compras!

Comentários